Lamentações de Jeremias. 3:21
“A esperança é a alquimia divina que transforma o metal ignóbil da adversidade em ouro” A. W. Tozer
Jeremias deixou de olhar para sua própria miséria para lembrar-se da misericórdia de Deus. Continuou sentindo dor e sofrimento, mas também lembrou-se da fidelidade do Senhor,e isso lhe deu esperança.
Diante de tragédias, catástrofes, guerras, perdas, doenças, famílias destruídas, filhos nos vícios, prostituições, etc. O que me pode dar esperança? Talvez seja essa a pergunta que muitos estão fazendo hoje.
O profeta Jeremias diz que se lembrou ( trouxe a memória) lit. fará voltar ao coração, do que lhe podia dar esperança num momento de grande desolação para ele e seu povo. Isso nos faz entender que por um momento ele tinha perdido a esperança. (V.18)
Mas, afinal o que nos pode dar esperança?
1) O fato de que Deus é misericordioso. V.22
“As misericórdias do senhor não tem fim... se renovam cada manhã conforme o o texto acima.” Deus sempre terá misericórdia de nós, pois, elas não tem fim... Sempre nos olhará com compaixão e misericórdia, pois, essa é uma característica do Senhor. Isto nos trás esperança, pois ainda que venha o sofrimento Deus sempre estará pronto a nos ajudar.
Então o que fazer? A palavra nos ensina que:
a) Deus é a nossa porção. V.22 Ou seja, Ele é o nosso bem maior, maior tesouro, pérola de maior valor. No salmo 16.
b) Bom é o Senhor para aqueles que esperam nEle.v.25. O senhor sempre agirá com bondade em favor dos que esperam por Ele, por isso podemos esperar no Senhor. Ele sempre nos tratará com misericórdia. O Salmo 40, nos mostra que aqueles que esperam no Senhor terá suas orações respondidas, e o senhor o levantará colocando num lugar de segurança e um hino de louvor ao nosso Deus. Em Isaias. 64:4 temos uma poderosa promessa para aqueles que esperam no Senhor. A promessa é essa: “Ele trabalha para aqueles que nele esperam”.
c) Bom é aguardar a Salvação do Senhor. V.26 a palavra bom, mostra que a melhor coisa a fazer em tempos de crises e grandes sofrimentos é esperar no Senhor.
d) “Ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.” V.29. Este versículo nos ensina que enquanto esperamos, temos que nos prostrar perante o Senhor, reverenciá-lo, nos humilhar perante a sua presença, aguardando pela sua resposta. Vale lembrar 2.Cro.7:14 “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
Não nos esqueçamos nunca, que as misericórdias do Senhor é o que nos da esperança.
Pr. Jorge P. Moraes
|