REZ BAND - O Rock Cristão que quebrou preconceitos e influenciou gerações

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Apresento para quem gosta de uma boa música a Resurrection Band. Uma banda que tem influenciado várias gerações de músicos evangélicos. A REZ ao decorrer da sua história não se prendeu as paredes das igrejas nem a tradição das bandas da época falando sobre problemas sociais além dos espirituais.
A revolução na indústria fonográfica americana que a Rez propiciou aos músicos contemporâneos, suas músicas que soavam estranhas para as igrejas da época mas com forte apelo social sendo a primeira banda do mundo - secular ou não -  a falar sobre o apartheid. Além disso o homicídio, divórcio, solidão, desabrigados, fome no mundo faziam partes de suas letras...
Fica aqui registrada uma crítica: as músicas que ouvimos hoje nas igrejas ou no nosso player, estariam elas sendo verdadeiras, do que falam? Me desculpem os mais ortodoxos mas tenho uma certa dificuldade em ouvir algumas músicas que tocam nas rádios evangélicas de hoje... estão fazendo do evangelho genuíno e revolucionário, algo que pode ser muito bem descartável em qualquer LATA DE LIXO...

Conheça abaixo a história da RESURRECTION BAND
Site oficial da banda (AQUI)  

   A década de 1970: Inovando
  Originalmente a banda teria o nome de "Charity", em 1972, na comunidade Jesus People Milwaukee, baseada em Milwaukee . Quando a divisão da comunidade em quatro grupos, e um se tornou o "Jesus People USA Travelling Team" antes da sua mudança para Chicago, o nome "Resurrection Band" foi escolhido e a banda se tornou o foco principal da comunidade. Depois de chegar em Chicago, a banda gravou dois cassetes independentes depois de tocarem desde escolas até em prisões. O primeiro cassete,  Music to Raise the Dead , caracterizado pelo hard rock .
Quatro anos depois, graças a uma doação de US $ 8.000 de um amigo, a Resurrection Band gravou seu primeiro álbum: Awaiting Your Reply. Embora a banda tinha terminado o álbum, incluindo a arte da capa, nenhuma gravadora cristã correria o risco de liberá-lo, pois foi considerado muito controverso para o mercado cristão naquela época. Embora a Star Song Records fora avisada para se afastar do projeto por outros executivos da música gospel , a pequena gravadora não tinha nada a perder, assim que assinou com a banda e lançou o disco como ele era. Para surpresa de todos, Aguardando sua resposta grande sucesso no mercado cristão, e alcançou a posição # 6 na tabela de álbuns Evangelho de vendas. Embora incompreendida por muitos críticos da época, o álbum está sendo reavaliado e muito elogiado nos últimos anos, e agora está listado na posição # 91 no livro, CCM Presents: Os 100 Melhores Albums de Música Cristã , lançado em 2001.

A banda acompanhou o sucesso com o álbum Rainbow´s End , que continuou no mesmo hard rock progressivo/ metal semelhante ao Black Sabbath e Aerosmith . Embora a banda estivesse satisfeita, a Star Song banda foi obrigada a encontrar outro título, pouco depois de seu lançamento. Rainbow´s End é significativo por ser o primeiro álbum de uma banda de rock norte-americana a lidar com o sistema racista do apartheid na África do Sul , um ano antes que Peter Gabriel trouxe a questão para a atenção do mundo com sua música clássica, " Biko ". Resurrection Band viria a ser conhecido por lidar com uma variedade de problemas sociais e políticos em sua música, dos males do complexo industrial militar à influência corruptora da América do materialismo para o racismo, falta de moradia , a AIDS, toxicodependência , prostituição e muitas outras questões que a banda pessoalmente confrontou no seu ministério junto à sua comunidade urbana, em Chicago.

1980-1982: Aceitação e respeito da crítica
Uma vez assinado pela Light Records , a  Resurrection Band teve seu hard rock/metal aproximado das rádios. Ambos os albúns Colours , lançado em 1980, e Mommy Don't Love Daddy Anymore ", lançado em 1981, eram conjuntos sólidos de música que alternadamente abordavam grandes temas sociais, como pobreza e divórcio, bem como questões espirituais pessoais de salvação e discipulado, juntamente com o intersseção. Enquanto a imprensa cristã foi se adaptando à idéia de hard rock cristão, jornais alternativos de música cristã elogiavam ambos os álbuns, e sua principal publicação, Harvest Rock Syndicate , galardoado com cinco estrelas. Além disso, Resurrection Band começou a receber maior atenção nas estações de rádio que tocava rock cristão com um eficaz ministério evangelística (graças aos sermões inflamados pregados no final dos shows por Glenn Kaiser ), a banda ganhou uma reputação positiva entre os líderes da juventude da igreja, bem como uma base de fãs dedicados e entusiasmados. Apesar da maior atenção, a Resurrection Band canalizou todo e qualquer lucro de volta ao Jesus People USA, em comum acordo entre seus membros como no exemplo da igreja primitiva do Novo Testamento.
Na tentativa de ser mais eficientes administradores desses montantes, Resurrection Band construiu seu próprio estúdio de gravação no coração de sua comunidade, mais tarde apelidado de "Tone Zone". Embora juntos com um orçamento apertado (com colchões velhos nas paredes do estúdio), foi lá que a banda gravou seu próximo álbum, DMZ , durante o verão de 1982. Uma obra de transição, metade do albúm lembrava o Van Halen com solos de guitarra de Stu Heiss, enquanto a outra metade tomou uma abordagem muito mais New Wave, a direção musical controversa da banda iria prosseguir com maior vigor sobre futuros lançamentos . A dupla personalidade do álbum não foi bem recebida criticamente, ainda que gerou duas faixas que se tornaram tracks ao vivo nos próximos anos: "White Noise" e "Military Man"
Essas canções apareceram novamente no próximo lançamento da banda, Live Bootleg , um álbum gravado ao vivo diante de um público entusiasmado no Odeum em Villa Park, IL, em Outubro de 1983. Este foi o primeiro lançamento da banda pela a Sparrow Records , uma das maiores e mais bem sucedidas gravadoras cristãs, que na época estava buscando assinar com bandas cristãs que tinham como seu foco principal o ministério. Live Bootleg foi o primeiro álbum a ser lançado sob o apelido da banda "Rez Band", criado por fãs, e também contou com um número de canções que diretamente trataram de questões de interesse para os adolescentes. O foco este continuaria por enquanto a banda de música gravada.

Em meados da década de 1980: A partir de New Wave com a MTV
Após uma série de turnês bem sucedidas em todo os Estados Unidos e na Europa no início de 1980 com uma variedade de atos cristã de hard rock, incluindo um tour de perfil elevado em 1982 com o quarteto sueco Jerusalém - Rez Band foi visto por fãs e críticos de música como a banda de hard rock cristão proeminente. Como resultado, quando Rez Band lançou Hostage, no final de 1984, os ouvintes foram apanhados completamente desprevenidos. Moderadamente teclado-driven, o álbum reflete o crescente interesse da banda em música New Wave com o primeiro single "SOS", com a guitarra quase do zero. "SOS" chegou ao topo das paradas de rock cristão e ficou lá por várias semanas, e ao fazê-lo, a banda atraiu uma nova audiência. Ainda assim, a iniciativa causou polêmica e, a reação da crítica foi muito dividida.
Rez Band não tinha abandonado completamente o seu som hard rock, embora. O próximo single, "Crimes" - cantada por co-vocalista Wendi Kaiser - é um tradicional headbanging Rez Band sobre o índice de violência no interior das cidades, um tema que os membros da banda e a Jesus People USA conheciam em primeira mão. "Crimes", foi ainda mais popular no rádio cristã, e recebeu destaque em algumas rádios de rock mainstream, bem como, graças ao vídeo da música, um dos primeiros da indústria de música cristã contemporânea a ser transmitido pela MTV .
Essa breve gosto do sucesso mainstream teve uma grande influência sobre o próximo álbum, Between Heaven 'N Hell, que alijou a maioria dos estilos New Wave de Hostage e do hard rock mais parecido com o período do albúm Colours. Encurtando a sua alcunha ainda mais para "REZ", a banda aproveitou o fato de que a Capitol Records agora tratadas Sparrow distribuição. Embora as letras do álbum representa uma visão de mundo cristã forte, referências explícitas a Deus ou Jesus eram quase inexistentes. O cativante "Love Comes Down" foi escolhida como primeiro single da banda, ea música-vídeo com muita dança - era um esforço muito mais polido, e como resultado, recebeu mais destaque na MTV  do que "Crimes". Houve alguma controvérsia a respeito desta música em particular como o riff de guitarra é quase exatamente o mesmo que AC / DC, "Whole Lotta Rosie". No entanto, mais controversa decisão da banda é a era eliminar o tradicional apelo ao final de seus shows como uma concessão para tocar em locais mais secular para a turnê que apoiou este álbum, levando alguns a acusar a banda de vender a sua mensagem para uma maior aceitação no meio mainstream.

1988-1993: Incorporando o blues
REZ já não era a força dominante no rock cristão , em vez disso, Stryper tinha estourado na cena em todo o amarelo e preto a sua glória, trazendo o metal cristão para o mainstream com To Hell with the Devil , em 1986 , que vendeu milhões de álbuns e tornou a banda um esteio na MTV . Amy Grant tinha marcado o seu primeiro # 1 hit pop dos EUA no mesmo ano com "The Next Time I Fall", um dueto com o ex- Chicago, o vocalista Peter Cetera . Mesmo a música alternativa cristã tinha feito incursões no mainstream quando o The 77s assinado com a Island Records e seu auto-intitulado álbum recebeu uma crítica favorável na revista Rolling Stone . Além disso, o Jesus People USA estabeleceu o Cornerstone Festival , durante esse período, o que serviria como um trampolim para o sucesso mainstream para futuros artistas cristãos como Sixpence None The Richer, POD, Third Day, Bride entre outros...
Mesmo a formação do REZ mudou durante este tempo também. O baixista Jim Denton deixou de participar do seminário teológico, e foi substituído por um longo tempo pelo roadie e compositor Roy Montroy, que logo se tornaria uma das maiores forças criativas da banda.
Embora REZ tinha sido deixada de fora do sucesso comercial que a banda teve, sem dúvida liderada pelos outros, REZ foi, contudo, mais interessado em usar sua música para falar claramente tanto os não-cristãos sobre a realidade de Deus, e para os cristãos sobre a sua responsabilidade para com o marginalizados e ferindo no mundo em torno deles. Para o efeito, REZ retornou ao estúdio em 1988 , e o resultado foi o Silence Screams,um híbrido de blues, hard rock e heavy metal que servia como um projeto musical para todas as versões sucessivas de banda. Silence Screams lida vigorosamente com preocupações sociais, como o aborto, a cobiça, a discriminação racial e até mesmo o terrorismo, provando que, como fizeram com o enfrentamento do apartheid em 1979, a banda foi mais uma vez à frente da curva. O álbum é também o único que é a primeira a ter sido lançado em faixa própria gravadora a, Grrr Records, um jogo de palavras com Mirr Records , a mais bem sucedido gravadora cristã da época. Agora, a banda poderia exercer o controle criativo e financeiro completo sobre sua música.
Criativamente revigorado, REZ lançou um novo álbum de estúdio a cada 18 meses em média. Innocent Blood , Civil Rites e Reach of Love continuou a primeira fórmula iniciada em Silence Screams . Cada álbum tratava de temas atuais e de interesse social e espiritual, e cada versão continha mais e mais influência do blues, graças ao vocalista Glenn Kaiser , que estava começando uma nova carreira como um artista de blues fora do REZ. Com Kaiser concentrando-se mais de sua atenção em seu trabalho solo, Roy Montroy se tornou um grande contribuinte para REZ, e para Reach of Love, ele escreveu todas as músicas, um feito nunca antes alcançado por qualquer membro da banda. No entanto, houve um crescente senso apenas não entre os críticos de música, mas também dentro da própria banda, que a fórmula foi ficando velha e o REZ que havia caído em um barranco criativo. Como resultado, pela primeira vez na história da banda, REZ ficou  fora da Jesus People USA para a inspiração criativa, que veio sob a forma de Ty Tabor , co-vocalista do King's X .

O final dos anos 1990: a reinvenção criativa
O resultado da influência de Ty Tabor  foi Lament ", lançado em 1995 . Ao contrário de qualquer um dos trabalhos anteriores da banda, Lament é o primeiro da banda álbum conceitual , um ciclo de canções sobre o homem é uma desilusão com a dureza e a crueldade da vida e da sua percepção crescente de que as coisas não podem mudar a menos que ele experimenta redenção espiritual. Reconhecendo a importância de como as músicas são ordenadas, Resurrection Band (que já tinha revertido para sua alcunha original) jogou o álbum inteiro do começo ao fim da turnê que apoiou este álbum. Isso foi bastante raro no rock-salvo para The Who e Styx -, mas inédito no rock cristão. Como resultado, o renascimento criativo de Lament foi muito elogiado entre os fãs de longa data de Resurrection Band, assim como importantes críticos de música cristã, com cerca de chamar o melhor álbum da banda .
Apesar dos elogios a banda recebeu para Lament , Resurrection Band desistiu no final da turnê, no entanto, de tocar no Cornerstone Festival , que se tornou um dos mais proeminentes da música cristã, a indústria de eventos. Então, em 1997, a banda voltou ao estúdio para uma gravação mais recente. A MTV Unplugged mania estava no seu auge, e Resurrection Band sentiu que era o momento oportuno para reinventar alguns dos seus materiais de hard rock em formato acústico. O resultado foi Ampendectomy , com 15 seleções da história da banda.

2000 e mais além
Em julho de 2000, Resurrection Band trouxe quase 30 anos de música e ministério a um fim com uma performance de despedida, deixando atrás de si uma transformada indústria da música cristã , e uma plataforma na qual os futuros músicos cristãos poderiam construir.
Em julho de 2008, o grupo se reuniu para o 25 º aniversário de Cornerstone Festival. Nesse mesmo ano, Grrr Records lançou  Music to Raise the Dead - 1972-1998 , três CDs com 52 canções re-masterizado, um  livreto de 80 páginas detalhando a história de Rez Band com dezenas de fotos e um DVD com imagens inéditas de concertos imagens de vídeo ao vivo e características especiais.
Em abril de 2009, o grupo se reuniu novamente para o anual Easterfest festival de música cristã em Toowoomba, Austrália.
Banda

Glenn Kaiser - vocals, guitar, dulcimer, harmonica
Wendi Kaiser - vocals
Stu Heiss - guitar, keyboards
Jim Denton - bass guitar, keyboards (1974–1987)
Roy Montroy - bass guitar, keyboards (1987–2000)
John Herrin - drums

Discografia Resurrection Band:
Music to Raise the Dead
Released: 1974
Format: Cassette
Label: Independent
Producer: Resurrection Band
All Your Life
Released: 1974
Format: Cassette
Label: Independent
Producer: Resurrection Band
Awaiting Your Reply
Released: 1978
Format: LP/Cassette/8-track/CD re-issue
Label: Star Song
Producer: Resurrection Band
Rainbow's End
Released: 1979
Format: LP/Cassette/8-track/CD re-issue
Label: Star Song
Producer: Resurrection Band
Colours
Released: 1980
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Light Records
Producer: Resurrection Band
Mommy Don't Love Daddy Anymore
Released: 1981
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Light Records
Producer: Resurrection Band
D.M.Z.
Released: 1982
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Light Records
Producer: Resurrection Band
Live Bootleg
Released: 1984
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Sparrow Records
Producer: Resurrection Band
The Best of REZ: Music to Raise the Dead
Released: 1984
Format: LP/Cassette
Label: Light Records
Producer: Resurrection Band
Hostage
Released: 1984
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Sparrow Records
Producer: Resurrection Band
Between Heaven 'n Hell
Released: 1985
Format: LP/Cassette/CD re-issue
Label: Sparrow Records
Producer: Resurrection Band
Silence Screams
Released: 1988
Format: LP/Cassette/CD
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band, Tom Cameron
REZ: Compact Favorites
Released: 1988
Format: CD only
Label: Sparrow Records
Producer: Resurrection Band
Innocent Blood
Released: 1989
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band, Tom Cameron
Civil Rites
Released: 1991
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band, Tom Cameron
XX Years Live
Released: 1992
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band, Tom Cameron
Reach of Love
Released: 1993
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band, Tom Cameron
The Light Years
Released: 1995
Format: CD/Cassette
Label: Light Records
Producer: Resurrection Band
Lament
Released: 1995
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Ty Tabor
Ampendectomy
Released: 1997
Format: CD/Cassette
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band
Music to Raise the Dead 1972–1998 (Boxed set)
Released: 2008
Format: CD only
Label: Grrr Records
Producer: Resurrection Band
Fonte:Wikipédia

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